sexta-feira, 2 de setembro de 2011

S-U-F-L-Ê! Precisa de mais?!

Um belo suflê, macio, alto e fofinho é tudo que qualquer cozinheiro, seja ele profissional ou não, deseja fazer com perfeição. Existem alguns segredinhos para conseguir o souflê perfeito e hoje resolvi revelar tudo para vocês.
O suflê sozinho acompanhado de um vinhozinho gostoso já bastam para uma refeição completa e maravilhosa.
Antes de mais nada queria contar um pouco da história desse incrível prato francês. Ele foi obra de um erro do famoso cozinheiro francês Marie-Antoine Carême, ele foi assar um merengue em um forno de convexão, aqueles que tem tubos que fazem o ar quente circular pela parede. Enquanto os convencionais possuem a chama só embaixo.
Nessa época, o merengue era preparado de forma diferente da atual, as claras em neve eram cobertas por uma camada de massa crocante e dourada.
O ilustre cozinheiro foi colocar o merengue no forno e falhou! O forno era forte demais, o resultado? As claras queimaram e a massa não cozinhou o suficiente.
Foi então, que ele resolveu assar o merengue sem a massa de cima, apenas com as claras, em um pote de cerâmica. O resultado foi a criação do soufflé, que em francês significa inflado, pois as claras cresceram muito mais, incharam literalmente.
Pra fazer em casa, no forno convencional, o segredo é esquentar bem antes de assar, deixar pelo menos 20 minutos pré-aquecendo a 250°C.
Vou passar a receita do suflê de queijo, que é o mais básico, mas a partir daí é só criar os recheios que preferir, como de espinafre, milho, batata, funghi, trufas.... Enfim, é só usar a criatividade.

Ingredientes: (4 pessoas)
500ml de leite
1/2 cebola picadinha
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher de chá de sal
1 colher de café de pimenta-do-reino, moída
1 xícara de chá de queijo gruyère ralado
3 gemas
6 claras batidas em neve firme
100g de queijo parmesão ralado, para polvilhar
Preparo:
1. Coloque a manteiga com 1 fio de azeite numa panela e leve ao fogo, mexendo sempre até derreter.
2. Adicione a cebola, mexa sem parar, com o fogo baixo, até ficar transparente.
3. Junte a farinha, mexendo sem parar, por 3 minutos. Continue mexendo e vá colocando o leite aos poucos, misture bem. Tempere com o sal e a pimenta-do-reino, mexa até engrossar. Desligue o fogo.
4. Coloque o queijo gruyère em uma frigideira grande e alta, leve ao fogo baixo, mexendo sempre até derreter. Junte o molho bechamel, que esta na panela reservada, sem parar de mexer, até incorporar bem. Desligue o fogo.
5. Acrescente as gemas uma de cada vez, mexendo sem parar até incorporar bem.
6. Com uma escumadeira, coloque metade das claras em neve na frigideira, incorpore aos poucos, com movimentos circulares, até ficar fofinho e aerado.
7. Unte formas individuais para suflê com manteiga. Coloque metade da mistura da frigideira nas formas untadas.
8. Coloque a outra metade das claras batidas em neve na massa que sobrou na frigideira, incorpore com a escumadeira, aos poucos com movimentos circulares, novamente.
9. Complete as formas com a mistura obtida, polvilhe o queijo parmesão ralado e leve ao forno beeeeem quente por 20 minutos, ou até crescer bem e ficar dourado.
* PS: NUNCA ABRA O FORNO ANTES QUE O SOUFLÉ CREÇA.
Com o nosso super suflê pronto só precisamos de um vinho leve e saboroso para acompanhá-lo. Minha sugestão é um Sauvignon Blanc de corpo leve, e bem geladinho.
O Sanctuary Sauvignon Blanc 2009, um vinho típico de Marlborough, na Nova Zelândia.

Um excelente vinho para pratos leves e suaves.
Beijinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...