domingo, 10 de abril de 2011

Que tal um belo spaghetti alla carbonara para o almoço nesse domingão?!

Não sei como funciona na casa de vocês, mas na minha domingo é dia de massa, descendente de italiano é fogo. E hoje acordei com desejo de spaghetti alla carbonara, não do que existe por aí mega incrementado, o tradicional.
Um pouco de cultura não faz mal a ninguém, então vamos à história dessa massa tão tradicional e saborosa.
O prato foi criado em 1945, quando os soldados americanos entraram em Roma, no final da segunda guerra mundial. Eles entravam nos restaurantes e pediam ovos, bacon e massa.
Os chefes romanos serviram o guanciale, um tipo de bacon italiano feito com as bochechas do porco,  ovos fritos e spaghetti puro, sem temperos e sem gosto nenhum.
Os soldados acabaram misturando tudo, pra ficar mais saboroso, criando assim, sem querer, o avô do prato que hoje conhecemos.

Ok, agora vamos ao que interessa, como preparar a receita! A nossa está calculada para 2 pessoas:
Ingredientes:
150g de spaghetti
2 gemas
100g de queijo pecorino ralado fino
100ml de creme de leite fresco
150g de bacon
2 colheres de sopa de manteiga com sal
Uma boa pitada de pimenta do reino, moída na hora
Água
Uma colher de sobremesa de sal
Azeite
Um caldeirão grande
Um escorredor de macarrão
Uma frigideira grande
Um batedor de arame
Um separador de claras
Um recipiente
Um garfo grande de cozinha
Uma travessa
Preparo:
1.    Em caldeirão coloque bastante água e uma colher de sobremesa de sal. Leve ao fogo alto para ferver.

2.    Quando começar a borbulhar coloque o spaghetti, normalmente na embalagem consta o tempo de cozimento para a massa al dente, porém o “al dente” dos italianos é um pouco durinho para o nosso gosto, então acrescente mais 5 minutos.

3.    Enquanto nosso spaghetti cozinha, coloque em uma frigideira grande a manteiga, com um fio de azeite para não queimá-la, leve ao fogo alto, espere derreter e abaixe o fogo.

4.    Coloque o bacon picado na frigideira, mexa de vez enquando, ele vai soltar toda a gordura enquanto frita. Deixe fritar bem, para ficar bem crocante.

5.    Enquanto frita o nosso bacon, coloque em um recipiente as gemas, o queijo e o creme de leite. Incline o recipiente com uma mão e com a outra bata com o batedor de arame, quem não tiver batedor pode usar a pá da batedeira que causa o mesmo efeito. Bata até espumar.

6.    Assim que a massa estiver cozida, escorra no escorredor de macarrão, dentro da pia. Jogue água fria nele para que pare de cozinhar.

7.    Ligue o fogo da frigideira com o bacon e deixe esquentar bem, jogue a massa e mexa com um garfo grande de cozinha, até a massa incorporar bem o bacon com a manteiga, desligue o fogo.

8.    Bata mais um pouco a mistura de queijo, gemas e creme de leite. Coloque na frigideira que está a massa e misture bem novamente com o garfo grande. Lembre-se de deixar o fogo desligado nessa hora, pois a gema não pode cozinhar muito. Misture até ficar bem cremoso.

9.    Coloque toda a mistura na travessa, salpique a pimenta do reino por cima e sirva!!!

Com certeza você nunca provou esta receita feita desse jeito, leva 30 minutos e é incrível!!!
Custa em média R$42,00 para duas pessoas

Para acompanhar sugiro um vinho tinto meio seco, pois a massa tem um molho mais forte.
O Santa Carolina Reservado Carmenère possui um ótimo custo benefício, mais ou menos R$16,00, em importadoras.


De aromas marcantes de ameixas, emolduradas por notas de especiarias. Macio, equilibrado e de corpo médio, tem taninos maduros e boa persistência. Ideal para acompanhar massas, carnes vermelhas e queijos. Graduação alcoólica 13% vol - 750ml (vidro). O vinho é importado do Chile.
Espero que gostem, essa receita é super tradicional, além de ser prática e saborosíssima. Nós não fazemos pratos assim sob encomenda, pois são pratos que têm que ser feitos na hora e servidos.
Por isso vamos dar dicas de como prepará-los de forma rápida e prática para o seu dia-a-dia.
Beijinhos



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...