terça-feira, 23 de agosto de 2011

Cabrito ou cordeiro?!

Muitos restaurantes, principalmente cantinas, vendem "gato por lebre". Existe um prato tradicional italiano, uma delícia por sinal, que é a perna de cabrito assada por horas em forno bem baixinho com batatas e brócolis.

Porém, como o cabrito é bem mais caro e mais raro, tem épocas que fica totalmente em falta, algumas cantinas compram a perna de cordeiro e vendem como se fosse a de cabrito, como o sabor não é muito diferente só quem é um exímio fã de cabrito e come há anos consegue notar a diferença.
Pra começo de conversa os dois animais são totalmente diferentes! O cabrito é da família dos caprinos, filhote do bode e da cabra:

Já o cordeiro é da família dos ovinos, filhote da ovelha e do carneiro:

Deu pra sentir bem a diferença?!
O cabrito tem carne magra, mas firme e escura. Enquanto o cordeiro é maior, e tem os ossos mais grossos. A sua carne é mais clara e tem muito mais gordura, por isso é mais macia que a do cabrito.
Abaixo estão as duas pernas, são muito parecidas mas, a de cabrito, à esquerda, é menorzinha e na hora de preparar precisa tirar uma glândula que existe dentro da perna, pra não estragar o gosto da carne. Já a de cordeiro, à direita, é maior e o osso bem grande:

As duas carnes são excelentes, mas ninguém merece querer comer uma coisa e te venderem outra né?! Então quando for em alguma cantina preste muita atenção, principalmente no tamanho da perna que estão te servindo.
Pra fazer em casa minha dica é comprar no O Rei dos Cabritos, que fica no Mercado Municipal. Eles comercializam a perna de cabrito há mais de 80 anos.

O Rei dos Cabritos - Rua cantareira, 306, Mercado Municipal - F:(11) 3228-3904 - www.oreidoscabritos.com.br
Beijinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...