domingo, 8 de maio de 2011

A descoberta de Jaén

Viajar se programando é ótimo, que tal preparar uma super viagem diferente para o começo do ano que vem?
Jaén é uma província espanhola no sul da Espanha, onde são produzidos os melhores azeites do país. Por isso os restaurantes da cidade usam e abusam dessa incrível iguaria.
O clima, típico da Andaluzia, é propício para a azeitona ter sua maturação ideal, gerando assim, azeites intensos e aromáticos.
Turismo:
1. A viagem começa pelo Museu da cultura do Azeite, dentro do complexo La Laguna, próximo a cidade de Baeza. Dentro desse museu, com quatro mil metros quadrados existe um jardim com dezenas de tipos de azeitonas, de diferentes partes do mundo. Tem também a "catedral do azeite", uma construção do século 19 que reúne objetos utilizados para a elaboração do azeite no passado. Na saída tem uma lojinha com livros, velas e cosméticos feitos com azeite e, claro, várias marcas de azeites diferentes.

2. Em Baeza, principalmente depois de se esbaldar no almoço, o bacana é passear pelas ruazinhas de pedra, até a praça de Santa Maria com sua fonte de 1564, e visitar a rica catedral, que mescla inscrições judaicas, árabes e católicas.

3. Para continuar nossa rota do azeite, devemos ir para Úbeda, que fica a poucos quilômetros de Baeza. Chegando lá não podemos deixar de conhecer a Capela Funerária do Salvador do Mundo e a igreja de Santa María dos Alcázares Reais.

Onde comer?
2. Em Baeza existem vários restaurantes que surpreendem na maneira de utilizar o azeite. Tem o Vandelvira, que fica no convento de São Francisco, de lá saem pratos surpreendentes, como o creme de batata com ovo poché e caldo de carne com dados de fígado, o bacalhau confitado com azeite extravirgem desumidificado e para encerrar a refeição a base de azeite uma sopa de chocolate com sorvete de pão e curry.

3. Em Úbeda a parada obrigatória é o Zeitúm conhecido como, o restaurante temático sobre o azeite de oliva com cozinha de autor. Nesse restaurante o chef explora técnicas de esferificação, gelatinas e espumas, valorizando assim o azeite colocando-o em outras perspectivas. Nada disso impede que o azeite também apareça da maneira tradicional como na salada de perdiz em escabeche com vinagrete de frutas secas.

Onde ficar?
2. O charmoso hotel Puerta de la Luna, uma casa do século 16, no centro histórico de Baeza tem seus quartos decorados em tons pastel e ficam ao redor de um pátio central com muitas laranjeiras.
Dentro do hotel está o La Pintada, restaurante com parte do menu dedicado aos pratos com azeite. Não deixe de pedir a sopa de azeite com a variedade de azeitona royal guarnecida com uma posta de bacalhau e um sorvete de azeite.

Todo ano, em fevereiro, acontece o Encontro Internacional de Cozinha do Azeite de Oliva Extravirgem, na Escola de Hotelaria e Turismo La laguna. Tem aulas demonstrativas e palestras de especialistas e chefs de cozinha, que são complementados com almoços temáticos preparados pelos alunos da escola.
A viagem é bem interessante, tanto para aprender um pouco mais da cultura local, como para desvendar os sabores do azeite, que é tão importante para a nossa saúde.
Beijinhos








Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...