sábado, 7 de maio de 2011

Feijão, simplesmente amo!!!

hoje resolvi escrever um pouquinho sobre esse grão que, eu simplesmente amo.
Não é de hoje que ele faz sucesso, tem registros de cultivo nas Américas 9 mil anos antes de Cristo! De lá pra cá ele se espalhou nas panelas do mundo todo, trazendo receitas incríveis para os diversos paladares.
Além de ser saboroso, ele é completo, possuí vitaminas, proteínas e minerais, combate doenças como anemia, diminui o colesterol e ajuda a inibir os problemas cardíacos.
Conheça mais dos tipos de feijão:
Branco:
É esse feijão que prepara o famoso cassoulet, uma espécie de feijoada francesa. Aqui no Brasil é o ingrediente principal da dobradinha, junto com o bucho do boi, fica ótimo também em purês e saladas.



Preto:
Este feijão está presente na mesa dos cariocas todos os dias. No resto do país ele é o ingrediente principal da feijoada.
Roxinho:
Com grãos pequenos e roxos. É muito usado para fazer o tutu do virado à paulista, e em Minas é ele que entra na receita do feijão-tropeiro.
Carioquinha:
Ele ganhou esse nome pelo desenho da sua casca, com estrias marrons, lembra as ondas do calçadão de Copacabana. É usado da maneira mais comum, cozido em água e temperado com cebola, alho, louro e bacon.
Azuki:
Tem grãos pequenos e sua cor é marrom avermelhada, ele é muito usado na cozinha japonesa pra fazer recheios de doces. Tem um valor nutritivo bem alto, por isso os vegetarianos adoram. Também ajuda nas dietas para perder peso.
Fradinho:
Os grãos são pequenos, claros e com olhinhos pretos. É muito usado no Nordeste, principalmente na Bahia, é com ele que se faz o famoso acarajé. Já nos EUA, onde é chamado de black eyed pea, é a base da soul food, a culinária afro-americana.
Que tal surpreender sua mãe e preparar para ela uma receita simples e chique, com feijão?!
Abaixo está a receita original do famoso Cassoulet:

Ingredientes: (para 5 pessoas)
- 500g de feijão branco
- 150g de toucinho defumado, picado
- 1kg de lombo de porco
- 800g de linguiça fresca
- 2 cenouras inteiras
- 2 cenouras picadas
- 1 cebola grande com 4 cravos espetados nela
- 1 cebola picada
- 6 dentes de alho descascados, inteiros
- 5 tomates sem pele e sem sementes
- 150ml de vinho branco seco
- 1 talo de salsão picado
- 1 talo de alho poró picado
- 1 bouquet garni (maço de salsa, tomilho, alho poró, salsão e louro)
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de café de pimenta do reino
- 200g de caldo de frango
- Migalhas de pão velho
Preparo:
1. Deixe o feijão de molho por 12 horas.
2. Coloque o feijão numa panela, adicione água até cobrir. Coloque as cenouras inteiras, a cebola com os cravos, 3 dentes de alho inteiros e o bouquet garni, mexa bem. Ligue o fogo alto, espere ferver, abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por 1 hora.
3. Em uma panela grande, coloque o toucinho, ligue o fogo baixo, mexendo sempre, para ele fritar na própria gordura. Frite até soltar muita gordura e ficar crocante. Retire o toucinho da panela e deixe escorrendo no papel toalha.
4. Fatie a linguiça em fatias grossas, na gordura que sobrou na panela do toucinho, frite a linguiça até ficar bem fritinha, retire da panela e deixe escorrendo no papel toalha.
5. Tempere o lombo com 1 colher de café de sal e um pouco de pimenta-do-reino. Pique em quadrados grandes e frite na mesma panela e gordura da linguiça e do toucinho. Se precisar coloque um pouco de óleo. Retire, deixe escorrendo no papel toalha.
6. Na mesma panela coloque 3 dentes de alho espremidos, em fogo baixo, mexendo sempre. Quando começar a dourar, adicione a cebola picada, o alho poró, o salsão e a cenoura picada. Deixe dourar um pouco, até a cebola ficar transparente, em fogo baixo e mexendo sempre.
7. Adicione o vinho e o caldo de frango picado, deixe reduzir um pouco do vinho e derreter todo o caldo, mexendo sempre.
8. Coloque os tomates e mexa até derreter.
9. Adicione a linguiça, o toucinho e o lombo. Abaixe o fogo, adicione água até cobrir as carnes, tampe a panela e deixe cozinhando por 1 hora e meia.
10. Em uma panela que possa ir ao forno, alterne camadas de feijão, o caldo do cozimento das carnes e as carnes.
11. Salpique as migalhas de pão velho e leve ao forno para gratinar, sirva bem quente.
O cassoulet é servido como prato único, portanto o único acompanhamento que precisa é um bom vinho.
E para acompanhar este maravilhoso prato um vinho tinto de médio porte e francês, é claro:
Barton & Guestier Reserva Merlot 2009
Com aroma condimentado, notas frutadas, taninos redondos e bom equilíbrio. Com certeza, este vinho não vai deixar a desejar e vai combinar perfeitamente com o seu prato especial.
Beijinhos







Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...