Quem não gosta de comida japonesa?! Eu, particularmente, amo!!! Não é só na mesa ocidental que existem regras de etiqueta, na oriental também tem, e eles são muito mais rigorosos em relação a isso.
Portanto, vamos aprender um pouco mais dessa cultura e nunca mais cometer nenhuma gafe na hora de se sentar à mesa do restaurante japonês.
1. Assim que chegamos ao restaurante, nos trazem uma toalhinha quente. Esta serve apenas para limparmos e desinfetarmos nossas mãos. Logo depois de limpá-las, deixe em cima da mesa sem dobrar que o garçom irá retirar.
2. Na hora de comer sushi e sashimi nada de usar o hashi (palitinhos). Tem que pegar com a mão e molhar a parte do peixe no shoyu. Na verdade os hashis não fazem parte da etiqueta japonesa, tudo se deve comer com as mãos, porém aqui no Brasil não podemos seguir tão a risca assim, não é verdade?
3. O gengibre serve para limpar o paladar entre um prato e outro, portanto deve ser degustado nos intervalos puro.
4. O hashi é o talher e deve ser segurado direito, com o dedo indicador e o dedo do meio do lado de fora e o dedão do lado de dentro para apoiar. Nunca fale e nem aponte nada segurando os hashis, eles servem apenas para levar a comida à boca. E deve ser apoiado no descansador logo após.
5. Toda a comida que vier em tigelas, serve para o macarrão e o arroz também, a própria tigela deve ser segurada com as duas mãos e trazida à boca.
6. Para tomar o saquê seguindo a tradição e o ritual originais. Primeiro levantamos o copinho para receber a bebida, que deve ser servida sempre pelo seu vizinho de mesa, apoiando-o com a mão esquerda e segurando com a direita. O copo de saquê deve ficar cheio até o final da refeição, no final, a tradição manda fazer um brinde esvaziando o copinho de uma vez só.
Pronto! Agora, é só praticar e surpreender com sua boa educação à mesa durante o jantar japonês.
Beijinhos
Nenhum comentário:
Postar um comentário