quinta-feira, 12 de maio de 2011

Queijos e vinhos

Não tem nada mais gostoso do que uma bela tábua de queijos, acompanhada de um bom vinho nesse friozinho que está chegando.
Para fazer uma tábua de queijos harmônica devem-se ter algumas considerações. Primeiro de tudo uma lista de convidados, devemos saber exatamente quantas pessoas irão degustar para não comprarmos em exagero e nem faltar nada!
A conta é sempre de 200g de queijo, no total, por pessoa, isto é, não importa quantos tipos teremos, no final a conta sempre tem que dar isso. Por exemplo, se você convida 10 pessoas para sua degustação, você deve ter no total 2kg de queijo, de tipos variados.
Para escolher os queijos o legal é levar em conta as suas categorias, para ter diversas texturas e sabores. Eles devem ficar em tábuas diferentes, sem as embalagens, ou em uma só tábua grande, separados pelas suas categorias.
Devemos incluir dos mais fortes aos mais suaves, para atingir todos os gostos. É importante também considerar os formatos, que devem ser diferentes para o aspecto ficar mais atraente.
Abaixo estão alguns exemplos de queijos e suas categorias, a lista está dos mais suaves para os mais fortes facilitando na hora de comprar:
Queijos frescos:
Queijo Minas Frescal

Ricota
Cream Cheese
Queijo Cottage
Queijo Mascarpone
Queijo feta
Queijo de cabra

Queijos Macios:
Queijo Brie
Queijo Camembert

Queijos Azuis:
Queijo Roquefort
Queijo Gorgonzola

Queijos Semi-duros:
Queijo Ementhal Suíço
Queijo Gruyère
Queijo Cheddar
Queijo Gouda
Queijo Minas meia cura

Queijos duros:
Grana Padrano
Queijo Provolone
Queijo Pecorino

Existem mais um monte de variedades de queijos, o importante é entender o conceito de que cada um tem sua categoria e devemos ter um pouco de cada categoria na nossa tábua.
Como e onde comprar?
Existem algumas lojas especializadas que, com a ajuda dos funcionários você conseguirá encontrar bons queijos. Eu, particularmente gosto de comprar no Mercado Municipal, especificamente na banca da Cruzília.
O importante é ter queijos de excelente qualidade, pois eles serão degustados praticamente puros.
O vinho:
Para se harmonizar vários tipos de queijos diferentes com um tipo de vinho é bem complicado. Cada categoria combina mais com um tipo de vinho específico.
Mas, como não vamos gastar com mil tipos de vinho, o ideal é ter um vinho que fique no meio das categorias, eu indicaria o francês Côtes du Rhône, um ótimo tinto de médio corpo.

Para acompanhar:
Os acompanhamentos devem ter um sabor sutil, para não fugir do sabor do queijo.
Alguns exemplos abaixo:
- Pães frescos, com cascas crocantes e sabor neutro.
- Frutas da época, frescas, como maçã, uva e figo. Essas são as que mais combinam com os queijos.
- Frutas secas: Uva passa, damasco, ameixa e figo. Combinam muito bem, principalmente com os queijos duros como o parmesão e o pecorino.
- Frutas óleaginosas como noz, castanha de caju, castanha-do-pará, amêndoa e avelã.
Para servir os queijos com seu sabor original, eles devem ser retirados da sua embalagem original e da geladeira pelo menos uma hora antes de serem servidos. Portanto, as tábuas devem ser montadas antes e deixadas em temperatura ambiente.
Cada queijo também possui sua faca específica, que facilita seu corte e não mistura os sabores, segue abaixo um exemplo:

Agora é só comprar os queijos que você prefere, convidar os amigos e curtir uma noite gostosa a base de queijos e vinhos!!!
Beijinhos

2 comentários:

  1. Oi
    Cada modelo de faca,é para cada tipo de queijo, neste estojo de 5 peças, gostaria de uma identificação para saber qual é a faca certa para cada queijo?
    A ilustração de cada faca ao lado de cada tipo de queijo ela é ideal.....

    ResponderExcluir
  2. Ok, vamos lá, da esquerda para a direita:

    1 - Faca para queijos duros. A ponta da faca ajuda a "quebrar" o queijo, que é a maneira correta de se comer este tipo.

    2 - Faca para queijos semi-duros. É retângular, que é ideal para cortar este tipo de queijo.

    3 - Faca para queijos macios. Por serem mais delicados, eles devem ser cortados suavemente e para pegá-los basta usar a pontinha da faca, que tem dois dentinhos.

    4 - Faca para queijos cremosos. Ideal para "passar" o queijo na torrada ou pão.

    5 - Faca para queijos frescos. Comprida, deve ser usada para cortar delicadamente o queijo.

    Espero que tenha ajudado.

    Beijos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...