domingo, 12 de junho de 2011

Spaghetti All´arrabiata

Como já mencionei antes acho o dia dos namorados muito cafona, mas nada impede de ser cafona de vez enquando, né?!
Minha sugestão de almoço neste domingo é mais uma massa tradicional da Itália, o spaghetti All´arrabiata, escolhi esse molho por ser bem ardido, dizem que a pimenta é afrodisíaca né... E o spaghetti é pra remeter ao filme "Dama e o vagabundo", um ícone do cinema em termos de romance.
Este molho é típico de Roma e leva este nome por apimentado, arrabbiato em italiano significa "irritado". O tradicional é feito com Penne, mas como hoje é dia dos namorados, resolvi mudar um pouquinho.

Receita:
Ingredientes: (para 2 pessoas)
200g de spaghetti
4 colheres de sopa de salsinha picada
350g de tomate pelado, esmagado
4 colheres de sopa de azeite extra virgem
2 dentes de alho
2 pimentas dedo-de-moça frescas, picadas
100g de queijo pecorino ralado fino
Água
Uma colher de sobremesa de sal
Azeite
Um caldeirão grande
Um escorredor de macarrão
Uma frigideira grande
Um recipiente
Uma travessa
Preparo:
1.    Em caldeirão coloque bastante água e uma colher de sobremesa de sal. Leve ao fogo alto para ferver.

2.    Quando começar a borbulhar coloque o spaghetti, normalmente na embalagem consta o tempo de cozimento para a massa al dente, porém o “al dente” dos italianos é um pouco durinho para o nosso gosto, então acrescente mais 5 minutos.

3.    Enquanto nosso spaghetti cozinha, coloque em uma frigideira grande o azeite, o alho esmagado e a pimenta picada, deixe o fogo baixo e mexa sempre até o alho começar a dourar.

4.    Adicione o tomate pelado esmagado, deixe o fogo baixo, mexendo de vez em quando, até o azeite subir à superfície do molho. Coloque 1 colher de chá de sal, mexa bem até ferver.


5.    Assim que a massa estiver cozida, escorra no escorredor de macarrão, dentro da pia. Jogue água fria nele para que pare de cozinhar.

7.    Ligue o fogo da frigideira, adicione metade da salsinha picada e deixe esquentar bem, jogue a massa e mexa com um garfo grande de cozinha, até a massa incorporar bem o molho, desligue o fogo.


8.    Coloque toda a mistura da massa com o molho na travessa, salpique o pecorino ralado por cima e sirva!!!

Por ser uma massa com um sabor bem ácido, o vinho também tem que ser ácido, sugiro o Alamos Cabernet Sauvignon 2008, Catena Zapata:

Tá aí, a minha sugestão para o dia dos namorados.

Beijinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...