quarta-feira, 22 de junho de 2011

Whisky ou Whiskey?!

Quem gosta de whisky deve saber a diferença entre esses dois tipos de bebida. As duas palavras querem dizer a mesma coisa.
O whisky é o nome que os escoceses dão à sua famosa aguardente de cereais produzida a base de cevada maltada, cevada não maltada e milho.
Já o whiskey é produzido na Irlanda e nos EUA, e a bebida é extremamente parecida.
O Whisky escocês é dividido em 5 tipos:
O Single Malt Scotch Whisky é 100% destilado em malte e elaborado a partir de uma única destilaria, única origem.

O Blended Malt Scotch Whisky é feito com a mistura de maltes de diversas destilarias.

O Blended Scotch Whisky é composto por whiskys não maltados de diversas destilarias.

O Single Grain Scotch Whisky é produzido por uma única destilaria, mas pode possuir grãos não maltados.

Os Blended Grain Scotch Whisky, são compostos pela mistura de diversos Single Grain Scotch Whisky, podem possuir grãos não maltados, são compostos por diversos whiskys de diversas destilarias.


Os Whiskeys:
O Irish Whiskey tem a produção parecida com a do Scotch, suas diferenças são a quantidade de vezes que são destilados e os ingredientes usados. Os Irish whiskeys são destilados 3 vezes e na sua composição entra: 50% de cevada maltada, 30% de cevada não maltada, 10% de centeio e 10% de trigo. Tudo isso e mais o aroma da turfa, que diferenciam o sabor dos dois tipos.

Agora, existem diversos tipos de whiskeys americanos:
O Blended Bourbon é um whiskey produzido à base de milho. É considerado Blended Whiskey, quando tem 20% Straight Whiskey. E quando a percentagem mínima de milho é de 51% chamamos de Bourbon Straight Whiskey. Quando a porcentagem de milho é de 80% é chamado de Corn Whiskey.
Blended Bourbon
Straight Whiskey



Bourbon Straight Whiskey
Corn Whiskey
O Rye Whiskey é considerado um Blended Rye, quando entrar na sua mistura, no mínimo, 20% de Straight Rye Whiskey e Whiskey de uma ou mais destilarias. Quando tiver 51% de centeio (Rye) é considerado um Straight Rye Whiskey e quando é uma mistura de diversos Straight de destilarias diferentes, ele é chamado de Blended Straight Rye. mais forte que o Bourbon normal.
Rye Whiskey

Blended Rye Whiskey

Straight Rye Whiskey

Blended Straight Rye Whiskey

O Straight Whiskey tem uma destilação específica, por lei, envelhecido em barris novos de carvalho, previamente queimados, durante pelo menos dois anos. A mistura de cereais deve ter pelo menos 51% de um dos cereais.
O Straght Whiskey não pode ser misturado a nenhum outro whiskey.
Straight Whiskey

O Kentucky Bourbon Whiskey tem que ter no mínimo 51% de milho. É envelhecido em cascos de carvalho, por dois anos. Sua produção é feita em Kentucky ou seu envelhecimento é feito na zona de Kentucky por pelo menos 1 ano.
Kentucky Bourbon Whiskey

O Kentucky Bourbon é o whiskey americano que tem maior aceitação no mercado. Os de qualidade superior têm um período médio de quatro anos de envelhecimento. Só o whiskey americano pode ser considerado Bourbon.
O Sour Mash é produzido com uma mistura de leveduras mais ácidas que o normal. Alguns Bourbon são produzidos através do sistema Sour Mash.
Sour Mash

O Tennessee Whiskey também é produzido pelo processo de Sour Mash, a diferença é que ele é filtrado através de carvão e uma fina camada de açúcar que lhe dá um paladar macio. É um Straight Whiskey envelhecido por pelo menos quatro anos.
O Tennessee Whiskey foi produzido inicialmente por Jack Daniels. Hoje em dia existe o Jack Daniel's Whiskey, o mais conhecido dos Sour Mash Tennessee Whiskey, que na sua produção utiliza um processo de filtragem muito lento, através de carvão em cubas de 12 pés de altura (aproximadamente 3,5 m).
O Tennessee Whiskey é assim designado por ser produzido no estado de Tennessee.
Tennessee Whiskey

Vale a pena provar cada um dos tipos de whisky e de whiskey, só assim podemos ter a certeza de qual nos agrada mais.

Pra fazer uma degustação de vários tipos de whiskys ou whiskeys, devemos colocar o líquido da boca, deixar 5 segundos e depois cuspir. Para sentir os aromas e sabores que ficarão.

Depois disso, devemos "limpar o paladar" com água com gás e provar novamente outro tipo.
Beijinhos

6 comentários:

  1. Ótima matéria. Depois disso, só me resta experimentar todos e fazer comparações! Rsss...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Delgado, que bom que gostou. Depois que experimentar comente conosco as suas comparações! Beijinhos

      Excluir
  2. Parabéns!!! Muito esclarecedor o post.

    ResponderExcluir
  3. Difícil é ter grana pra experimentar todas essas maravilhas!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...