domingo, 14 de agosto de 2011

Lasagna da Nonna

Hoje é domingo, dia dos pais, e como é tradição lá em casa eu preparo la vera lasagna alla bolognesa!

Por ser um pouco trabalhosa faço essa lasanha apenas uma vez no ano, que meu pai adoooora!
Antes de mais nada queria contar um pouquinho da história da lasanha. A palavra "lasanha" vem da palavra grega "lasanon", que significa pote de quarto. O termo foi emprestado para os romanos como "lasanum", que significa pote de cozinhar. Que os italianos usaram para definir o prato que era feita a lasanha.
Apesar de todos acharem que este prato veio da Itália, existe um prato muito parecido, o "loseyns", que era comido na corte do Rei Ricardo II, no século XIV, na Inglaterra. Este prato consta no primeiro livro de culinária da Inglaterra.
Agora que já aprendemos um pouco da história, vamos ao que interessa!
Lasanha a bolonhesa
Ingredientes: (para 4 pessoas)
1 pacote de massa pré-cozida para lasanha, de preferência De Cecco
800g de queijo mussarela, ralado grosso
200g de queijo parmesão ralado na hora
Molho Bechamel:
1/2 cebola picadinha
3 dentes de alho espremidos
70g de manteiga com sal
80g de farinha de trigo, peneirada
1 litro de leite integral
Azeite
1 colher de chá de sal
1 colher de café de noz-moscada ralada na hora
1 colher de café de pimenta-do-reino branca moída na hora
Molho al sugo:
2kg e 500g de tomate fresco para molho, o ideal é tomate italiano bem maduro.
5 dentes de alho espremidos
1 cebola roxa grande picada
500ml de azeite extra-virgem
400ml de leite integral
2 colheres de chá de sal grosso
2 colheres de café de pimenta-do-reino branca moída na hora
Molho Bolonhesa:
500g de patinho, moído uma vez só
300g de linguiça calabresa
400ml de vinho branco seco
2 cálices de licor de uísque
1 cebola grande branca picadinha
6 dentes de alho espremidos
1 colher de chá de sal
1 colher de chá do tempero Grill
1 cubinho de caldo de costela
1 maço de manjericão, rasgado com as mãos
1 xícara de chá de azeite extra-virgem
Preparo Molho al sugo:
1.    Coloque o azeite na panela e leve ao fogo baixo para esquentar.

2.    Adicione o alho espremido. Mexa sempre, para não queimar. Quando começar a dourar, adicione a cebola picada. Mexa até ficar transparente. Desligue o fogo.

3.    Lave bem os tomates, corte ao meio pelo comprimento. Com uma faquinha corte a parte verde de cima de cada lado do tomate e esmague na vasilha, para sair a água a mais dele. Coloque o que sobrou, com casca e semente na panela do refogado de cebola. Faça isso com todos os tomates.

4.    Ligue o fogo baixo, tampe a panela e deixe 15 minutos, mexendo de vez enquando.

5.    Coloque o leite, o sal e a pimenta-do-reino na panela. Mexa e deixe mais 15 minutos, no fogo baixo, mexendo de vez enquando.

6.    Desligue o fogo. Com a concha coloque todo o molho da panela no liquidificador. Ligue e deixe bater por 2 minutos.

7.    Passe o molho que está no liquidificador por uma peneira fina, coloque na panela de volta. Ligue o fogo, mexendo sempre, até ferver.

8.    Mexa novamente, abaixe o fogo e deixe o fogo baixo, mexendo de vez enquando até o óleo subir à superfície do molho. Desligue o fogo e reserve.

Preparo Molho bechamel:

9.    Coloque a manteiga, com um fio de azeite, para não queimar a manteiga, na panela. Leve ao fogo baixo até derreter.

10.                      Assim que derreter, adicione o alho espremido. Mexa sempre, para não queimar. Quando começar a dourar, adicione a cebola picada. Mexa até ficar transparente.

11.                      Coloque metade do leite na panela, com o fogo baixo. A outra metade coloque numa vasilha e adicione, batendo sempre com o batedor de arame, a farinha de trigo peneirada, para dissolver no leite.

12.                      Adicione a mistura de farinha e leite na panela, e mexa com o batedor sem parar até formar um molho delicado, mais fino.

13.                      Coloque o sal, a pimenta-do-reino e a noz-moscada, mexa por mais 2 minutos e desligue a panela. Reserve.

Preparo Molho a bolonhesa:

14.                      Pique a lingüiça e coloque no multiprocessador, com a peça de picar. Aperte o botão e desligue em seguida 5 vezes, para moer só um pouco.

15.                      Coloque o azeite na frigideira e leve ao fogo baixo para esquentar.

16.                      Adicione o alho espremido. Mexa sempre, para não queimar. Quando começar a dourar, adicione a cebola picada. Mexa até ficar transparente. Desligue o fogo.

17.                      Coloque a liguiça moída na panela, com o fogo baixo e deixe fritar bem. Adicione o patinho moído e deixe fritar bem também. As carnes devem ficar bem fritinhas, mas não queimadas.

18.                      Coloque o uísque na concha, leve a concha na boca do fogão, ligue o fogo baixo e espere o liquido de dentro acender. Assim que acender, coloque o liquido aceso na frigideira, para flambar as carnes. Espere o fogo apagar naturalmente.

19.                      Mexa bem, adicione o vinho, deixe o fogo baixo. Espere o liquido quase evaporar todo, mas não deixe secar.

20.                      Adicione o molho al sugo, deixe o fogo baixo e mexa bem.

21.                      Coloque o sal, o grill e o cubinho de caldo de costela, picado em 4 partes. Mexa bem e deixe ferver em fogo baixo por 5 minutos. Desligue o fogo. Reserve.

Preparo da Lasanha:

22.                      Pré- aqueça o forno a 200C.

23.                      Na travessa coloque uma camada generosa de molho bolonhesa, em cima, uma camada de massa, por cima da massa, uma camada de molho bechamel, por cima do bechamel uma camada generosa de queijo mussarela ralado e por último mais uma camada de molho a bolonhesa.

24.                      Repita as camadas até acabar os ingredientes, terminando com uma camada de massa e o molho bechamel por cima.

25.                      Salpique o queijo parmesão ralado por cima de tudo e leve ao forno até ficar bem gratinado, o molho tem que formar bolhas amarronzadas.

26.                      Retire do forno e sirva.

Muito trabalho?! Dá sim, mas vale muito a pena, afinal o papai merece né?!

Pra acompanhar esse super prato sugiro um vinho maravilhoso, afinal hoje é dia de comemorar e não de economizar.
O Il Cortile del Castello Di Poppiano, safra 2008, é um vinho da Toscana que, literalmente, esquenta a alma vale cada centavo dos R$88,00 cobrados pela garrafa e não vai deixar a desejar à sua super lasanha.

Tem o corpo médio, o que é ótimo para o tempo que está fazendo ultimamente, e cai perfeitamente com a massa que é mais pesada.
Beijinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...