sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

A leve e deliciosa couve-flor

Ela pode ser empanada, gratinada ou apenas refogada, a couve-flor é aquele ingrediente com gostinho de dia-a-dia, com sabor delicado e textura agradável.

Mais uma representante da Brassica oleracea, espécie que também fazem parte o repolho, a couve-manteiga, o brócolis e a couve-de-bruxelas. Essas hortaliças vieram da couve silvestre, original das regiões costeiras da Europa.
Com o passar dos anos a espécie foi sendo aperfeiçoada de acordo com a vontade dos produtores. A couve-flor e o brócolis foram modificados para apresentarem “buques de flores” comestíveis, constituindo um subgrupo chamado botrytis.
Hoje em dia além da couve-flor branquinha que conhecemos podemos encontrar púrpura, laranja e verde, desenvolvidas por cientistas europeus.
Rica em vitamina C, cálcio, fósforo e fibras, ela ajuda nas dietas por ser pouco calórica e saciar a fome, cada porção de 130g tem apenas 34 calorias!
Só tem um probleminha, como nem tudo é perfeito, a couve-flor pode provocar gases então não pode exagerar.
A época de fartura dessa hortaliça é de agosto a outubro.
Algumas dicas caem sempre bem:
- Na hora de comprar escolha a couve-flor que estiver com as folhas bem verdinhas e as “florzinhas” compactas e sem manchas.
- Deixe a couve-flor de molho na água com 1 colher de sopa de vinagre ou limão alguns minutos antes de cozinhar para ficar branquinha.
- Adicione a couve-flor à massa de tortas para aumentar o valor nutricional do prato. É só colocar 1 xícara de chá da hortaliça picada e cozida e bater com os outros ingredientes no liquidificador.
Agora vamos ao que interessa e preparar uma receitinha maravilhosa de couve-flor com bacon e creme de queijos, acompanhada de um rosbife de filé mignon ao ponto, hummmmmm nada mais gostoso!!!
Couve-flor com bacon e creme de queijos

Ingredientes: (4 porções)
- 1 couve-flor
- 1 litro de leite
- 2 folhas de louro
- 80g de manteiga
- 80g de farinha de trigo
- 100g de bacon em cubinhos
- 80g de grana padrano
- 60g de roquefort
- 80g de mussarela
- Sal
- Pimenta-do-reino
Preparo:
1.    Cozinhe a couve-flor inteira em água fervente com sal até ficar al dente, reserve.

2.    Aqueça o leite com as folhas de louro, sem deixar ferver.

3.    Enquanto isso derreta a manteiga e acrescente a farinha de trigo. Misture até virar uma massa homogênea. Quando a mistura estiver dourada, retire do fogo.

4.    Misture bem a massa de farinha e manteiga com o leite, até ficar liso, sem pelotas. Volte ao fogo baixo, mexendo sempre, mais alguns minutos. Junte a mussarela, o roquefort e metade do grana padrano. Mexa até derreter os queijos, tempere com sal e reserve.

5.    Em uma frigideira doure bem o bacon e junte ao molho de queijos, misture bem. Coloque a couve-flor em uma travessa, cubra com o molho, salpique a outra metade do grana padrano e leve ao forno a 180°C até gratinar. Sirva em seguida.
Beijinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...