quarta-feira, 20 de abril de 2011

Que tal um tradicional cordeiro no domingo de Páscoa?

É no domingo que celebramos a ressurreição de Cristo e, para os cristãos, existem alguns símbolos que são muito importantes neste dia:
1.    Os ovos:

Existem vários motivos para darmos ovos na Páscoa. Os pagãos consideram o ovo o começo da vida, os chineses costumavam entregar ovos coloridos entre os amigos na primavera, para celebrar a renovação da vida e os persas diziam que havia caído um ovo gigante na Terra e por este motivo era considerado sagrado.
Como nossa celebração é de renovação da vida, um novo começo e sem dúvida uma vida sagrada, o ovo se tornou um dos símbolos da Páscoa.
Antigamente os ovos de galinha comuns eram pintados e cozidos, foram substituídos por chocolate pela proibição do consumo de carne animal, por alguns cristãos, durante a quaresma.
2.    O coelho

O coelho procria muito rápido, por isso ele se tornou outro símbolo muito importante, pois simboliza a igreja, que pelo poder de Cristo, é fecundada em sua missão de propagar a palavra de Deus a todos.
3.    O cordeiro
Este é o símbolo mais antigo de todos. Simboliza a aliança entre Deus e o povo judeu na Páscoa do Antigo testamento.
Para os cristãos o cordeiro simboliza o próprio Jesus Cristo, Cordeiro de Deus, que foi sacrificado na cruz pelos nossos pecados, e cujo sangue nos redimiu.
Para celebrarmos nossa Páscoa, assim como Jesus celebrava nada mais saboroso do que uma Perna de cordeiro assada!
Essa receita é do grande chefe Jamie Oliver, adoro ele, pois costuma fazer tudo de forma prática, saborosa e totalmente descomplicada.
Perna de cordeiro assada com alecrim e alho

Ingredientes:
1 perna de cordeiro (cerca de 2kg)
1 limão
1 maço de alecrim fresco
sal
5 dentes de alho
Azeite
1 faca afiada para carne
1 almofariz
1 assadeira grossa
Preparo:
1.    Com uma faca afiada, corte fora pequenos pedaços do couro em toda perna do cordeiro.
2.    Esfregue o limão, delicadamente por toda a perna.

3.    Com a faca, contorne o osso da perna, mais ou menos 12cm, fazendo um “túnel” entre a carne e o osso, em volta de todo o osso, nas duas extremidades.

4.    Em um almofariz coloque um punhado de alecrim, uma colher de sopa de sal, o alho espremido e uma colher de sopa de azeite. Esmague toda a mistura até encorporar bem.

5.    Esfregue essa mistura nas partes que a carne ficou a mostra e ao redor do osso pelo “túnel” que foi feito.

6.    Na assadeira, coloque uma boa quantidade de azeite, acomode a perna.

7.    Leve ao forno a 225C, por 1 hora e 30 minutos, virando a cada 30 minutos.

*Deixe a carne descansar por pelo menos 10 minutos antes de destrinchar.
Para acompanhar? Uma bela salada, arroz branco, batatas assadas com alecrim e sal grosso e claro ovos de Páscoa de sobremesa!
Para beber recomendo um vinho tinto neo-zelandes o Quintology 1999 Matariki.

Originário da região de Hawkes Bay, um lote de Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc, Syrah e Malbec. A presença de cinco uvas foi a inspiração para o nome do vinho.
Vermelho rubi, oferece aromas de frutas vermelhas maduras em compota, com notas de chocolate e banana passa. Na boca, os taninos não têm agressividade. É um vinho com boa estrutura e final prolongado.
Que o seu domingo de Páscoa seja maravilhoso e celebrado com muita consciência de que foi neste dia que Jesus ressuscitou para propagar a palavra de seu Pai a todos nós, portanto é um dia de alegria, paz e muita felicidade.
Beijinhos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...