domingo, 17 de abril de 2011

O real significado da Páscoa e o que ela representa

Como estudei em um colégio católico, a semana Santa sempre foi o feriado mais importante para mim, inclusive nós passávamos a semana inteira sem aula, pois todos os dias significam algo.
Temos que ter a consciência que a semana toda tem esse significado e que não se trata apenas de mais um feriado, por isso resolvi dar uma explicaçãozinha rápida do que significa a Páscoa para nós Cristãos.
Domingo de ramos: Trata-se do domingo anterior ao domingo de Páscoa, ele dá início à Semana Santa e lembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, aclamado pelos judeus. A Igreja recorda os louvores da multidão cobrindo os caminhos para a passagem de Jesus, com ramos e matos proclamando: “Hosana ao Filho de Davi. Bendito o que vem em nome do Senhor”. (Lc 19, 38; Mt 21, 9). Com esse gesto, portando ramos durante a procissão, os cristãos de hoje manifestam sua fé em Jesus como Rei e Senhor.
Quinta-feira Santa: Celebramos a Instituição do Sacramento da Eucaristia. Jesus, desejoso de deixar aos homens um sinal da sua presença antes de morrer, instituiu a eucaristia. Na Quinta-feira Santa, destacamos dois grandes acontecimentos:
A bênção dos santos óleos:
 Óleo da crisma, uma mistura de óleo e bálsamo, significando a plenitude do Espírito Santo revelando que o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”.
Óleo dos catecúmenos, significa a libertação do mal.
Óleo dos enfermos, significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus.
Instituição da Eucaristia e Cerimônia do Lava-pés:
Quinta-feira a tarde é celebrada a missa da ceia do Senhor, que comemora a última ceia, na qual Jesus Cristo, na noite que foi entregue ofereceu a Deus Pai o seu Corpo e Sangue sob os símbolos do Pão e do Vinho, e os entregou para seus apóstolos, mandando-lhes também oferecer aos seus sucessores. Portanto foi neste dia que nasceu a instituição da Eucaristia e o Sacerdócio.
Sexta-feira Santa: É neste dia que celebramos a paixão e morte de Cristo. Por isso o silêncio, o jejum e a oração devem marcar este dia. Não se deve viver um dia de luto, mas sim de respeito diante da morte de Jesus.
O motivo de não comermos carne neste dia significa um sacrifício, assim como Jesus, que se sacrificou por todos nós. Como hoje em dia deixar de comer carne não é sacrifício nenhum, o que devemos ter em mente é deixar de fazer algo de que gostamos muito por um dia.
Sábado de Aleluia: Celebramos a "Vigilia Pascal". Começa na madrugada de sábado em memória à noite santa da ressurreição de Cristo. É como se ficássemos de "vigília" à espera da ressurreição.
Domingo de Páscoa: A palavra "páscoa" vem do hebraico "peseach", que significa "passagem". Que é comemorada pelos judeus do Antigo Testamento, a páscoa que eles comemoram é a passagem do mar Vermelho, quando Moisés conduziu o povo hebreu para fora do Egito, onde era escravo. Quando chegaram às margens do Mar Vermelho, Moisés levantou seu bastão e as ondas se abriram, formando duas paredes de água, por onde o povo passou.
Jesus, que era judeu, também comemorava a Páscoa. Era o que estava fazendo quando ceou com seus discípulos. Porém condenado a morte na cruz e sepultado, ressuscitou três dias após, num domingo, logo após a Páscoa judaica.
A ressurreição de Cristo é o ponto mais importante da fé cristã, pois através dela Jesus prova que a morte não é o fim e que ele é verdadeiramente o filho de Deus.
Bom gente, é isso acho que saber o por que celebramos um feriado tão importante faz bem e nos traz um pouco mais de consciência.
Beijinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...