domingo, 5 de junho de 2011

Rigatoni alla Norma

Seguindo pelo Sul da Itália, esta é mais uma massa super tradicional. Da região da Sicilia, mais precisamente em Catania, cidade natal de Vincenzo Bellini.
Bellini escreveu a famosa ópera "Norma". Quando os amigos de Bellini viram a ópera, ficaram impressionados, e depois disso, passaram a chamar tudo que fosse maravilhoso de "una vera Norma", foi com essa descrição que, quando este prato foi criado, eles mesmos descreveram.
E, até hoje, essa massa ficou com esse nome. Todos os restaurantes de Catania têm este prato para homenagear seu conterrâneo.
Agora que já sabemos sua origem vamos ao que interessa e provar essa maravilhosa e típica massa siciliana.

Ingredientes: (Para 2 pessoas)
200g de rigatoni
300g de tomate pelado
1 berinjela
15 folhas de manjericão
3 dentes de alho
100g de ricota esfarelada
2 colheres de chá de alcaparra
Sal
Sal grosso
Azeite extra-virgem para fritar
4 colheres de sopa de azeite extra-virgem para o molho
100g de parmesão ralado médio
Água
1 frigideira grande
1 caldeirão grande
1 escorredor de macarrão
1 travessa
1 peneira grande
1 vasilha grande
1 prato de sobremesa
1 panela média cheia de água
Papel toalha
Preparo:
1. Corte o talo verde da berinjela e pique em cubinhos médios.
2. Coloque a peneira sobre a vasilha. Faça uma camada de cubos de berinjela, salpique sal grosso. Repita as camadas até terminar os cubinhos de berinjela, por cima coloque o prato de sobremesa de cabeça para baixo, apertando um pouco. Em cima do prato coloque a panela cheia de água, para espremer bem. Reserve.
Este procedimento deve ser feito sempre antes de preparar qualquer tipo de prato com berinjela, pois assim ela soltará toda a água amarga que tem dentro dela.
3. Na frigideira coloque as 4 colheres de sopa de azeite, adicione o alho amassado e leve ao fogo baixo até começar a dourar, mexendo sempre.
4. Coloque o tomate pelado na frigideira e esmague com um garfo. Rasgue metade das folhas de manjericão o coloque sobre o tomate pelado, adicione 1 colher de chá de sal e mexa bem. Deixe o fogo baixo até o óleo subir acima do molho. Reserve.
5. Retire a berinjela da peneira e coloque sobre uma camada de papel absorvente. deixe escorrer um pouco.
6. Coloque o caldeirão cheio de água e 1 colher de chá de sal, para ferver.
7. Numa panela funda, coloque 500ml de azeite extra-virgem. Espere esquentar. Coloque a berinjela aos poucos para fritar, ela tem que ficar bem fritinha, marronzinha. Escorra em papel toalha.
8. Assim que a água do caldeirão começar a ferver, coloque o rigatoni e deixe cozinhar al dente, isto é, o tempo da embalagem mais 3 minutos. Separe 1 concha da água do cozimento do macarrão. Escorra e jogue água gelada para parar de cozinhar a massa.
9. Leve a frigideira do molho ao fogo novamente, adicione as berinjelas fritas e metade das folhas de manjericão que sobraram, rasgadas, coloque a concha de água que cozinhou o rigatoni, mexa bem e deixe o fogo baixo. Deixe ferver por 3 minutos.
10. Coloque o rigatoni cozido na frigideira do molho. Espere começar a ferver, abaixe o fogo e, mexendo sempre, adicione a ricota esfarelada e um fio de azeite extra-virgem, deixe ferver por 5 minutos com a massa junto, para que o sabor penetre. Misture sempre com uma colher grande grande.
11. Coloque o rigatoni na travessa, decore com as folhas restantes de manjericão, salpique o parmesão ralado e sirva!
Uma receita leve e muitíssimo saborosa, além de ser muito em conta também.
Para degustar nosso Rigatoni alla Norma sugiro um vinho tipicamente siciliano. A massa é leve, portanto combina de um vinho branco seco bem equilibrado. Gosto bastante do Salgalaluna Bianco 2009:

É obtido da uva Grillo, típica da região da Sicilia. Excelente para acompanhar massas leves, queijos e peixes.
Beijinhos

2 comentários:

  1. Fiz o rigatoni alla Norma, a única coisa que mudei é que fiz a beringela em fatias finas e bem fritas. Para ser honesto: É PARA COMER DE JOELHOS E AGRADECER A DEUS POR EXISTIR. Isto com um vinho chileno de uvas Carmenere foi maravilhoso

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou! Vou fazer com a berinjela em fatias pra testar também.
    Beijos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...