domingo, 18 de setembro de 2011

Os encantos de Piemonte


Uma montanhosa ao norte da Itália que produz os grandes vinhos Barolo e Barbaresco. Além dos vinhos é famosa também por produzir a trufa branca de Alba, que é exportada por todo o mundo.

Fica na divisa com a Suíça e o sul da França e recebeu muitas influências, foi lá que surgiu o bagna cauda, que é um tipo de fondue italiano.

Os pratos mais famosos da região são: A polenta com molho de lingüiça, o talharim ao molho trufado e o brasato al barolo.
Como hoje é domingo resolvi homenagear essa região tão rica e preparar uma refeição completa, como na Itália.
De antepasto eu sugiro o queijo mais famoso da região, o queijo castelmagno, que é maturado e com um saborzinho suave de nozes, ótimo para degustá-lo sozinho ou com fatias de pão italiano antes da refeição.

Primo Piatto, é tradicional na Itália as pessoas comerem em duas etapas, primeiro a massa e depois a carne. Pensando nisso vou sugerir o tradicional talharim ao molho trufado.
Talharim ao molho trufado

Ingredientes: (4 pessoas)
1 pacote de talharim, de preferância de Cecco
100g de manteiga com sal
70g de queijo parmegiano regiano
1 colher de café de sal
1 colher de chá de trufas brancas raladas
Azeite
Preparo:
1. Encha uma panela alta com bastante água, tempere com 1 colher de chá de sal e leve ao fogo alto para ferver.
2. Assim que começar a ferver adicione o talharim e deixe cozinhar por 10 minutos.
3. Enquanto isso, coloque a manteiga com um pouco de azeite em uma frigideira larga e alta, leve ao fogo baixo até derreter a manteiga. Desligue o fogo.
4. Adicione 1 concha da água do cozimento do talharim na frigideira, escorra o restante da massa e adicione a massa à frigideira também.
5. Ligue o fogo baixo, adicione o queijo ralado e as trufas brancas, salteie com o fogo baixo até ficar cremoso e encorporar todos os sabores.
6. Coloque na travessa e sirva em seguida.
Para o Secondo Piatto, sugiro o famoso brasato al barolo, uma carne macia, que desmancha a cada mordida!
Brasato al Barolo

Ingredientes: (4 pessoas)
1,2kg de noix limpo, é a parte nobre do contra filé
2 cebolas roxas picadas
1 cenoura média, descascada e picada fininho
2 talos de salsão, lavado e picado fino
1 colher de sobremesa de tomilho fresco, picado
1 dente de alho espremido
750ml de vinho barolo
1 colher de chá de sal
1 e 1/2 litro de caldo de carne
Preparo:
1. Coloque um pouco de azeite em uma panela alta, leve ao fogo baixo para esquentar, adicione o alho, mexendo sempre até começar a dourar.
2. Junte a cebola, o salsão e a cenoura, mexendo sempre em fogo baixo até a cebola ficar transparente. Retire os legumes da panela e reserve.
3. Aumente o fogo e coloque a carne, frite bem todos os lados até ficar bem dourado.
4. Coloque o vinho, adicione os legumes e o sal e mexa bem para misturar tudo. Deixe o fogo alto até ferver, deixe ferver por 15 minutos.
5. Abaixe o fogo e vá colocando o caldo aos poucos, cozinhando até a carne ficar bem macia.
6. Retire a carne, reserve na travessa dentro do forno desligado. Deixe o fogo do molho baixo, reduzindo até ficar bem espesso.
7. Coe o molho e volte para a panela para esquentar bem, enquanto isso,  fatie a carne em fatias finas com a faca elétrica, coloque na travessa. Regue com o molho quente e sirva em seguida.
Para acompanhar essa refeição incrível sugiro o Barbera Piemonte, que é um vinho típico da região feito com as uvas Barbera.

Ele é encorpado mas com um sabor delicado, perfeito para acompanhar a carne e o molho de trufas da massa. Custa em média R$65,00.
Beijinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...