sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Emilia-Romagna

Sem duvida a região mais rica em se tratando da culinária do país.

Ao Norte da Itália, e conhecida como a terra dos estudantes, devido a enorme quantidade de universidades presentes na região .

As cidades mais conhecidas são Bolonha, a capital, e de onde surgiu o molho a bolonhesa.
Parma, de onde se originam os presuntos de Parma.
Reggio, que produz o famoso queijo parmigiano reggiano e Rimini e Ravena, que são as cidades litorâneas freqüentadas pelos estudantes da região.
Alem de todos estes produtos, Bolonha também e a sede da Nutella e tem vários restaurantes nos quais todos os pratos são feitos a base de Nutella.
O aceto balsâmico e a mortadela também são frutos da Emilia-Romagna.
Para iniciarmos nossa refeição nada como o autentico Presunto de Parma, acompanhado do verdadeiro Parmigiano Reggiano e fatias de pão italiano quentinhas:

As massas frescas como o tortellini e a lasanha a bolonhesa são muito consumidas por la. Outros sabores marcantes são os peixes do Mar Adriatico, as carnes de Caca e as ervas.
Optei pela mais tradicional e conhecida massa, o ideal seria comprar a massa fresca para reproduzir perfeitamente o sabor da região.
Tagliatelle alla Bolognese

Ingredientes: (4 pessoas)
400g de tagliatelle fresco
500g de patinho, moído uma vez só
300g de linguiça calabresa
1 receita de molho al sugo
400ml de vinho branco seco
1 cálice de licor de uísque
1 cebola grande branca picadinha
6 dentes de alho espremidos
Sal
1 cubinho de caldo de costela
1 maço de manjericão, rasgado com as mãos
1 xícara de chá de azeite extra-virgem
200g de queijo parmesão ralado na hora
Preparo:
1.    Pique a lingüiça e coloque no multiprocessador, com a peça de picar. Aperte o botão e desligue em seguida 5 vezes, para moer só um pouco.

2.    Coloque o azeite na frigideira e leve ao fogo baixo para esquentar.

3.    Adicione o alho espremido. Mexa sempre, para não queimar. Quando começar a dourar, adicione a cebola picada. Mexa até ficar transparente. Desligue o fogo.

4.    Coloque a lingüiça moída na panela, com o fogo baixo e deixe fritar bem. Adicione o patinho moído e deixe fritar bem também. As carnes devem ficar bem fritinhas, mas não queimadas.

5.    Coloque o uísque na concha, leve a concha na boca do fogão, ligue o fogo baixo e espere o liquido de dentro acender. Assim que acender, coloque o liquido aceso na frigideira, para flambar as carnes. Espere o fogo apagar naturalmente.

6.    Mexa bem, adicione o vinho, deixe o fogo baixo. Espere o liquido quase evaporar todo, mas não deixe secar.

7.    Adicione o molho al sugo, deixe o fogo baixo e mexa bem.

8.    Coloque um pouco de sal e o cubinho de caldo de costela, picado em 4 partes. Mexa bem e deixe ferver em fogo baixo por 5 minutos. Desligue o fogo.

9.    Enquanto isso encha a panela alta de água, coloque 1 colher de chá de sal e leve ao fogo alto para ferver.

10.                      Assim que começar a ferver coloque o tagliatelle, mexendo com a colher de massas, de vez enquando para não grudar. Deixe o tempo exato que consta na embalagem. Ele deve estar al dente para terminar de cozinhar no molho.

11.                      Quando der o tempo de cozimento da massa, escorra no escorredor de macarrão, na pia e jogue um jato de água gelada, para parar de cozinhar o macarrão.

12.                      Ligue o fogo do molho, adicione 1/2 xícara de chá da água do cozimento do macarrão, adicione o manjericão picado, mexa e espere ferver.

13.                      Coloque o tagliatelle cozido dentro da frigideira, e deixe a massa ferver junto com o molho, mexendo sempre, por mais 5 minutos.

14.                      Coloque a massa na travessa, espalhe o queijo parmesão ralado por cima e sirva.
Outro produto famoso da Emilia-Romagna e o vinho Lambrusco.
Um vinho completamente diferente dos outros, tinto, seco e frisante. Sugiro o Lambrusco Chiarli Tinto Seco.

Ele acompanha perfeitamente massas, queijos, frios e cozidos de carne.
Beijinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...