Sem duvida a região mais rica em se tratando da culinária do país.
Ao Norte da Itália, e conhecida como a terra dos estudantes, devido a enorme quantidade de universidades presentes na região .
As cidades mais conhecidas são Bolonha, a capital, e de onde surgiu o molho a bolonhesa.
Parma, de onde se originam os presuntos de Parma.
Reggio, que produz o famoso queijo parmigiano reggiano e Rimini e Ravena, que são as cidades litorâneas freqüentadas pelos estudantes da região.
Alem de todos estes produtos, Bolonha também e a sede da Nutella e tem vários restaurantes nos quais todos os pratos são feitos a base de Nutella.
O aceto balsâmico e a mortadela também são frutos da Emilia-Romagna.
Para iniciarmos nossa refeição nada como o autentico Presunto de Parma, acompanhado do verdadeiro Parmigiano Reggiano e fatias de pão italiano quentinhas:
As massas frescas como o tortellini e a lasanha a bolonhesa são muito consumidas por la. Outros sabores marcantes são os peixes do Mar Adriatico, as carnes de Caca e as ervas.
Optei pela mais tradicional e conhecida massa, o ideal seria comprar a massa fresca para reproduzir perfeitamente o sabor da região.
Tagliatelle alla Bolognese
Ingredientes: (4 pessoas)
400g de tagliatelle fresco
500g de patinho, moído uma vez só
300g de linguiça calabresa
1 receita de molho al sugo
400ml de vinho branco seco
1 cálice de licor de uísque
1 cebola grande branca picadinha
6 dentes de alho espremidos
Sal
1 cubinho de caldo de costela
1 maço de manjericão, rasgado com as mãos
1 xícara de chá de azeite extra-virgem
200g de queijo parmesão ralado na hora
Preparo:
1. Pique a lingüiça e coloque no multiprocessador, com a peça de picar. Aperte o botão e desligue em seguida 5 vezes, para moer só um pouco.
2. Coloque o azeite na frigideira e leve ao fogo baixo para esquentar.
3. Adicione o alho espremido. Mexa sempre, para não queimar. Quando começar a dourar, adicione a cebola picada. Mexa até ficar transparente. Desligue o fogo.
4. Coloque a lingüiça moída na panela, com o fogo baixo e deixe fritar bem. Adicione o patinho moído e deixe fritar bem também. As carnes devem ficar bem fritinhas, mas não queimadas.
5. Coloque o uísque na concha, leve a concha na boca do fogão, ligue o fogo baixo e espere o liquido de dentro acender. Assim que acender, coloque o liquido aceso na frigideira, para flambar as carnes. Espere o fogo apagar naturalmente.
6. Mexa bem, adicione o vinho, deixe o fogo baixo. Espere o liquido quase evaporar todo, mas não deixe secar.
7. Adicione o molho al sugo, deixe o fogo baixo e mexa bem.
8. Coloque um pouco de sal e o cubinho de caldo de costela, picado em 4 partes. Mexa bem e deixe ferver em fogo baixo por 5 minutos. Desligue o fogo.
9. Enquanto isso encha a panela alta de água, coloque 1 colher de chá de sal e leve ao fogo alto para ferver.
10. Assim que começar a ferver coloque o tagliatelle, mexendo com a colher de massas, de vez enquando para não grudar. Deixe o tempo exato que consta na embalagem. Ele deve estar al dente para terminar de cozinhar no molho.
11. Quando der o tempo de cozimento da massa, escorra no escorredor de macarrão, na pia e jogue um jato de água gelada, para parar de cozinhar o macarrão.
12. Ligue o fogo do molho, adicione 1/2 xícara de chá da água do cozimento do macarrão, adicione o manjericão picado, mexa e espere ferver.
13. Coloque o tagliatelle cozido dentro da frigideira, e deixe a massa ferver junto com o molho, mexendo sempre, por mais 5 minutos.
14. Coloque a massa na travessa, espalhe o queijo parmesão ralado por cima e sirva.
Outro produto famoso da Emilia-Romagna e o vinho Lambrusco.
Um vinho completamente diferente dos outros, tinto, seco e frisante. Sugiro o Lambrusco Chiarli Tinto Seco.
Ele acompanha perfeitamente massas, queijos, frios e cozidos de carne.
Beijinhos
Nenhum comentário:
Postar um comentário