quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Puglia

O salto da bota, uma região pouco conhecida pelos turistas, mas belíssima.

Faz fronteira com o Mar Adriático e o Mar Jônico, suas águas cristalinas encantam.

As províncias de lá são: Bari,  Brindisi, Foggia, Lecce e Taranto.
Além dos atributos de beleza, Puglia tem muitos outros, inclusive na culinária. Fazem pães de primeira, e a produção agrícola de oliveiras e de trigo ocupam o primeiro lugar no país.
Para darmos início ao nosso jantar um queijo típico e muito saboroso, a burrata, que regada com um excelente azeite extra virgem e acompanhada de uma ciabatta quentinha derrete na boca:

Devido à divisa com os mares a culinária é muito farta com peixes e frutos do mar, e a massa fresca com um formato característico e muito conhecido o orecchiette. Existem famílias inteiras que se dedicam apenas a confeccionar essa massa espalhadas por toda a Puglia.
Para o nosso jantar um prato leve e muito saboroso, o orecchiette com rúcula, tomatinho cereja, alho e azeite de oliva.
Orecchiette com rúcula e tomate cereja

Ingredientes: (4 pessoas)
100ml de azeite extra virgem
1 maço de rúcula
2 dentes de alho, picados
20 tomates cereja, cortados ao meio
Sal
Pimenta-do-reino, moída na hora
1 pacote de orecchiette
Preparo:
1.    Lave e pique as folhas de rúcula.

2.    Em uma frigideira grande e alta, coloque o azeite, o alho, a rúcula e o tomate cereja. Leve ao fogo baixo, salteando até o alho começar a dourar. Desligue a panela e reserve.

3.    Enquanto isso, coloque bastante água em uma panela alta, tempere com sal e leve ao fogo alto até ferver. Coloque o orecchiette, mexendo com um garfo próprio para massa até ficar pré-cozido, mais ou menos 8 minutos. Escorra e reserve.

4.    Ligue o fogo da frigideira, adicione 1 concha da água que cozinhou o orecchiette, junte a massa, tempere com sal e pimenta e salteie, por 5 minutos, em fogo baixo. Até quase secar o liquido.

5.    Coloque o orecchiette na travessa e sirva em seguida.
Puglia também é considerada uma das melhores regiões vinícolas da Itália. Os mais conhecidos são os Primitivo di Manduria e Salice Salentino.
Minha sugestão para acompanhar nosso jantar de hoje é o Primitivo di Manduria DOC Ognissole:

Vem da uva primitivo, um vinho fresco e equilibrado, fácil de tomar. Além de massas harmoniza perfeitamente com pato, cordeiro e pratos cítricos.
Beijinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...