terça-feira, 8 de novembro de 2011

Campânia

A região da famosa Napoli, uma das cidades mais bonitas e românticas do mundo!

Fica na costa sul do país, faz fronteira com o Mar Tirreno.

Conhecida por pessoas que falam alto, gesticulam muito, tem transito caótico e pela tradicional pizza napolitana!
De lá que veio o protótipo do italiano no mundo.
A verdadeira mussarela de búfala e o tomate San Marzano, que é exportado para os quatro cantos do mundo, são algumas das iguarias típicas da região.
As plantações do tomate são feitas nas terras ao redor do Vulcão Vesúvio, que além de tomates recebem batatas, alcachofras, pimentas e até café.
Para iniciar nosso jantar de hoje nada como La vera insalata caprese, com a autêntica mussarela de búfala, acompanhada do tomate San Marzano, regada com um excelente azeite extra virgem, italiano é claro e salpicada com folhas de manjericão:

Outro prato típico e muito conhecido de lá é a pasta ao ragú napolitano, que é tipo um molho a bolonhesa, porém leva carne de vitelo, costelinha de porco e vinho tinto.
Para continuarmos nosso jantar optei pelo spaghetti alle vôngole, que também nasceu lá por ser uma região litorânea.
Spaghetti alle vôngole

Ingredientes: (4 pessoas)
1kg de vôngole com casca
1 maço de salsinha, picada
3 dentes de alho
Sal
Pimenta-do-reino, moída na hora
Azeite extra virgem
1 pacote de espaguete
Preparo:
1.    Coloque o vôngole em uma vasilha, cubra com água, tempere com sal, misture bem e escorra a água. Coloque o vôngole em um escorredor e passe água corrente, reserve.

2.    Leve uma panela grande para o fogo alto, adicione o vôngole lavado. Tampe a panela e espere as conchas todas se abrirem. Tire a panela do fogo, separe o vôngole do liquido que soltou na panela, reserve os dois.

3.    Em uma frigideira larga e alta, coloque bastante azeite e o alho espremido, leve ao fogo baixo, mexendo sempre até o alho começar a dourar.

4.    Adicione o liquido do vôngole, e deixe cozinhar em fogo baixo por 3 minutos.

5.    Junte o vôngole, a salsinha, o sal e a pimenta. Salteie a frigideira para incorporar tudo, por 3 minutos. Reserve.

6.    Enquanto isso, coloque bastante água em uma panela alta, tempere com sal e leve ao fogo alto até ferver. Coloque o espaguete, mexendo com um garfo próprio para massa até ficar pré-cozido, mais ou menos 8 minutos. Escorra e reserve.

7.    Ligue o fogo da frigideira, adicione 1 concha da água que cozinhou o espaguete, junte a massa e salteie, por 5 minutos, em fogo baixo.

8.    Coloque o espaguete na travessa e sirva em seguida.
Para complementar nosso jantar napolitano nada como um vinho bem característico da região, o Fiano di Avellino, um vinho branco seco e fresco, deve ser consumido jovem.
Vem da uva Fiano, e é produzido em Avellino, daí o seu nome. Um ótimo vinho para acompanhar massas com molhos de frutos do mar ou risotos.
Minha sugestão para hoje é o Fiano di Avellino DOCG Feudi di San Gregorio:

O preço não é muito baixo, mas este é um grande exemplar desse tipo de vinho e é facilmente encontrado no Brasil, custa em média R$99,00.
Beijinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...